sábado, 22 de agosto de 2009

O que é ser luterano para você?


Essa pergunta se destina somente para aqueles que participam da igreja luterana, entretanto acho que é válida também para as outras denominações. Seja qual for sua denominação religiosa, o que é participar da religião a qual você está ligado?
Gostaria de expor o que eu creio.
Como já foi mencionado neste blog, eu não fui sempre luterano. Antes de ser luterano eu era católico e participo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil desde 2003. Este foi o ano em que comecei a frequentar a Igreja Luterana.
A mudança não foi tão rápida como as vezes imaginamos.
Contudo, gosto de comparar minha entrada para Igreja Luterana com o período da Reforma.
A Reforma não foi pacífica, ouve muita briga até chegar ao ponto em que os confessores declararam as verdades que precisavam ser declaradas.
Da mesma forma, o pastor que cuidou para que eu fosse instruído também não teve tanta facilidade. Eram muitas dúvidas que eu tinha, mas ele foi totalmente atencioso comigo.
De qualquer forma, a Reforma trouxe para o mundo uma nova realidade.
Sempre faço a pergunta para os amigos: Como as pessoas eram salva antes de Lutero?
A resposta é simples: "Por que Deus amou o mundo assim: deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
A Palavra, que é Cristo, sempre esteve entre nós. A Reforma trouxe apenas uma nova realidade que estava de certa forma sendo escondida pelo catolicismo romano e precisava ser reafirmada. A realidade da salvação pela obra de Cristo e não pelas obras dos homens. Nós não conseguimos cumprir a lei de Deus e merecemos apenas a condenação, ou seja, merecemos ir para o inferno!
Mas Deus por seu amor providenciou para que sejamos todos salvos (resgatados, remidos, comprados, etc...) quando enviou seu único filho para cumprir a lei em nosso lugar.
Essa foi a verdade que os confessores afirmaram e é o que nos trouxe para uma nova realidade.
Não quero afirmar aqui que os luteranos estão corretos, mas quero afirmar que todos somos como ovelhas perdidas que precisam do seu pastor para voltar ao rebanho.
Diante dessas afirmações, essa é a nova realidade que eu vivo e também por isso que eu defino o que é ser luterano dessa maneira.
A nova realidade é viver na liberdade e salvação que só Cristo pode nos dar!

E você? O que você acha que é ser metodista, batista, judeu, católico, luterano, budista? O que é para você, participar da sua religião?

6 comentários:

Priscila disse...

Sou cristã e pertenço a igreja Luterana. Respondendo a pergunta, ser Luterana é de certa maneira, poder ter a tranquilidade de que a Palavra de Deus está sendo ensinada puramente, sem distorções. E sou grata a Deus por isso.

Com a palavra de Deus aprendi que por causo do pecado nasci condenada a morte eterna, mas me tornei filha de Deus e herdeira do Reino Celeste através do Santo Batismo. Durante toda minha vida fui instruída na palavra de Deus e acredito que somente mediante o precioso sangue de Jesus sou uma nova criatura. Isto não é minha conquista, mas sim um grande presente de Deus.

Anônimo disse...

Ser luterano pra mim, significa fazer parte de uma família cristã. Que AMO, que ADMIRO e que luto para que continue a crescer.

S.O.S Gospel disse...

eu acho que ser cristão é ser livre, uma liberdade interior, existem milhares de milhares de denominações... agora Cristo é somente um, e seguir a ele com ou sem igreja é o que faz a diferença.

Danilo disse...

Ola irmão Franco!

Bom mesmo é crer num evangelho sem mistura ou modismo. Parabens!

Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Espero que goste. Paz e Bem!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Anônimo disse...

bom é saber que fomos salvos por suas chagas!

Anônimo disse...

Ser Luterno é pertencer a uma familia cristã que ceia em um só senhor e salvador,uma familia humilde e simples na maneira de ser Luterana. Que acreditam que a salvação vem pela GRAÇA.