domingo, 3 de junho de 2012

É preciso nascer de novo!



João 3.1-17
Na sociedade algumas pessoas se destacam mais que outras. Acabam sendo um grande exemplo de ética e justiça. São líderes de grupos religiosos, professores, profissionais em geral. Se destacam no pequeno grupo e ficam conhecidos por toda a cidade. Mas não é o seu exemplo de vida, justiça e ética que levam a salvação diante de Deus. Para quem pensa que as obras é que salvam, é necessário nascer de novo. É isso o que Jesus está dizendo na história que lemos a pouco.
O texto conta que Nicodemos foi conversar com Jesus a noite. Nicodemos era o líder dos fariseus e um dos principais dos judeus. Ou seja, da religião da época era líder e era alguém muito conhecido na região onde morava. O que nos intriga é por que ele vai a noite visitar Jesus? Por que não de dia? Para que ninguém veja que ele está indo conversar com Jesus? Parece que sim. O ser humano é assim, não quer ser visto com Jesus. Num primeiro momento acha que não precisa de Jesus e que suas obras vão salvá-lo diante de Deus, mas quando realmente precisa vai ao encontro de Jesus.
Quando Nicodemos conversa com Jesus afirma que Jesus é mestre e que vem de Deus. Mas ele só afirma isso, porque sabia dos milagres que Jesus estava realizando. Nicodemos é alguém que acredita em milagres, mas que parece não acreditar na obra salvadora de Cristo. Por isso Jesus responde que é necessário nascer de novo.
Tudo o que a vida de Nicodemos representava para a sociedade e tudo o que ele acreditava nada valia diante de Deus, pois era necessário nascer de novo. Não é errado fazer boas obras, pelo contrário, devemos buscar fazer as coisas que alegram a Deus. E Jesus não ataca as obras de Nicodemos, mas diz que é necessário nascer de novo.
Nicodemos precisa é de uma mudança religiosa, uma mudança de doutrina e daquilo que acredita. Nicodemos precisa fazer profissão de Fé. Conhecer a verdadeira doutrina que vem de Deus.
De certa forma, Nicodemos não entende a mensagem de Jesus. Achou que era necessário voltar ao ventre materno. Nem nós entenderíamos. E muitos neste mundo acabam achando que depois de morto vão voltar ao ventre materno e ter uma nova chance como algumas seitas apresentam. Não é isso o que Jesus está dizendo. E de forma alguma o texto bíblico dá brecha para esse tipo de interpretação.
O que Jesus está dizendo é que é necessário mudar de mentalidade. É necessário confiar na Graça de Deus, não nas obras ou em qualquer coisa que esteja fora da graça de Deus. Mas exclusivamente na obra redentora de Cristo para a salvação.
E também é necessário nascer da água e do Espírito. Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Quem nasce da carne é carne e quem nasce do Espírito é Espírito. O Espírito de Deus precisa habitar em nós. Quando mudamos de mentalidade é o próprio Espírito de Deus habitando em nós e nos convencendo da verdade bíblica. É Deus quem nos convence de que Cristo é o nosso Salvador. Ele muda a nossa mentalidade e faz-nos nascer de novo. Por isso, sem o Espírito de Deus é impossível entrar no reino de Deus, porque sem o Espírito de Deus é impossível crer em Jesus como Salvador.
Jesus fala para Nicodemos: Nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo não aceitais o nosso testemunho. A humanidade está inclinada a não aceitar a Palavra de Deus. Nosso Deus Triúno está presente em nossa vida. O Pai enviou o Filho para morrer em nosso lugar e nos dar o perdão. E o Filho enviou o Espírito Santo para nos convencer desta verdade.
Nicodemos era mestre nas escrituras e não compreendia as coisas que Jesus dizia. Jesus não desiste de Nicodemos e também não desiste de nós. Jesus lembra um episódio do Antigo Testamento: Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado. Esse episódio Nicodemos já conhecia e também conhecia a promessa do Salvador, pois era alguém que conhecia muito bem o texto bíblico. E Jesus acrescenta a promessa: todo o que crê nessa verdade tem a vida eterna. Este é o grande consolo de Deus para nós.
Deus não enviou seu Filho ao mundo para que julgasse o mundo. Isso era o que os judeus aguardavam. Um Salvador que viesse para acabar com a opressão, a injustiça e tudo o que há de mal nesse mundo. Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo fosse salvo por meio dele. Esta foi a mensagem que foi dada a Nicodemos pelo próprio Cristo. Mensagem que transformou a vida de Nicodemos, a ponto de mais tarde ser o defensor de Jesus num tribunal.
Enquanto neste mundo passamos por muitas dificuldades, injustiça e todo tipo de maldade. Mas podemos confiar na Palavra de Deus que nos dá o perdão. Está á a mensagem da Salvação para nós. Uma mensagem que está na boca de muitos, pois neste texto temos um dos versículos mais conhecidos e falados entre os cristãos.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esta é a maneira de Deus demonstrar amor por nós. Foi enviando seu Filho ao mundo que Deus nos deu de graça a vida eterna. Não há outro caminho. O ser humano até tenta por seus próprios meios alcançar a salvação, mas não consegue. Pode até ser um bom exemplo, mas não é isso o que salva. Pode ser justo e reto com a Palavra de Deus, mas nem a sua justiça e retidão o salvará.
O único que pode nos salvar que falou a Nicodemos, e fala também a nós. É Jesus Cristo o nosso único e suficiente Salvador.
A Salvação está garantida e não precisamos mais ter medo.
Deus Pai, Filho e Espírito Santo está conosco a cada dia nos abençoando e nos guiando por meio de sua Palavra. Jesus Cristo é o nosso Salvador. Amém.