terça-feira, 23 de novembro de 2010

Hoje estarás comigo no paraíso!



Mensagem proferida no último domingo do Ano da Igreja - 21/11/2010.


O Ano da Igreja, calendário o qual seguimos na vida de culto, está centralizado na vida e obra de Cristo, e é contado de modo diferente dos nossos calendários. Ele começa com o Advento que quer dizer vinda de Cristo representando a anunciação a Maria e o nascimento de Jesus e termina no dia de hoje que é o último domingo do Ano da Igreja.
Neste último dia do Ano da Igreja queremos meditar na última conversa de Cristo antes de sua morte e ressurreição em que Jesus diz: “Hoje você estará comigo no paraíso”.
Jesus havia sido crucificado e com ele dois malfeitores.
Era muito comum os malfeitores serem crucificados naquela época. A cruz era um antigo instrumento de tortura e morte em que eram amarrados ou pregados os condenados.
Durante a primeira hora da torturante agonia da crucificação de Jesus, um dos malfeitores se juntou a multidão com injúrias e zombarias. Multidão que vinha há muito tempo perseguindo a Jesus e que deu o grito: Crucifica-o! E naquele momento haviam pedido que Pilatos soltasse Barrabás que era um criminoso.
Mas o malfeitor, ao lado de Jesus, disse:
- Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também!
Isso não foi nada diferente do que o soldado já havia dito anteriormente: Se você é o rei dos judeus, salve a você mesmo! Como quem dissesse: Desse daí! Não vai fazer nada? Você não é o Filho de Deus?
O malfeitor estava duvidando que Jesus era realmente o Filho de Deus. Mas será que nós também não pensamos assim as vezes? Quando acontece algo de terrível e pensamos: Por que Deus não faz nada? E aí Deus você não vai fazer nada? As vezes nós também pensamos assim. Duvidamos de que Deus é Deus e que Ele tem poder sobre tudo e todos. Duvidamos que Deus dará um jeito de conseguir para nós a vida eterna.
Ainda nesta história temos o outro malfeitor que chama a atenção do primeiro dizendo:
- Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu. A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos, mas ele não fez nada de mau.
Essa frase é também para nós, quando pensamos que Deus não está fazendo nada e que não está cuidando de nós. Quando duvidamos de Deus. Nós muitas vezes não compreendemos, mas há uma conseqüência para o pecado que habita em nós e essa conseqüência é a morte. E como nós enfrentamos a morte?
Nessa história há dois malfeitores e dois comentários. E não estamos falando de fábulas, mas estamos falando de fatos reais. Coisas que realmente aconteceram e que continuam a acontecer todos os dias. Pois todos os dias pessoas morrem. E pessoas morrem com uma certa compreensão a respeito de Deus.
Falta pouco para os dois malfeitores morrerem e agora eles não tem mais nada. Estão sozinhos e condenados a morte. Mas, diante da morte resolvem ainda falar suas últimas palavras.
O primeiro zomba de Cristo assim como o soldado que diz: Se você é o rei dos judeus, salve a você mesmo! Este não sabe o que está dizendo. Não reconhece a Jesus como Messias e por isso zomba dele.
O segundo reconhece que Cristo não tem nenhuma acusação e que sua condenação é incoerente. Assim como para nós, não cabe na sua maneira de pensar que alguém que não tenha feito nada de errado tenha que sofrer tamanha injustiça. O Malfeitor reconhece seus erros e sabe que sua condenação é justa, mas que a condenação de Jesus é injusta. O malfeitor está sob a mesma condenação que Jesus recebeu, mas com a diferença que Jesus não fez nada de errado. É difícil afirmar como esse malfeitor se expressou com o outro, mas provavelmente, queria dizer: Não há em teu coração, ao menos, temor ao Deus santo e justo? Ao reconhecer que Jesus não tinha feito nada de mal, reconheceu sua culpa imensa diante de Deus e aceitou sua punição. Como quem dissesse: Eu mereço isso, a morte! O que é uma verdade para todos nós, pois por causa de nossos pecados, o que merecemos é a morte, ou como está escrito em Romanos 6.23: o salário do pecado é a morte. O malfeitor lamentava de coração todo o mal que cometeu, seus pecados e erros. E toda essa tristeza foi ampliada e concluída com a confissão daquilo que estava em seu coração. A única esperança que lhe restava.
Sozinho na cruz, suas últimas palavras foram:
- Jesus, lembre de mim quando você vier como Rei!
No momento da agonia o malfeitor confessa que Jesus é o Rei. Talvez fosse seu último minuto de vida.
E Jesus ao ouvir a confissão do malfeitor responde:
- Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.
São fortes palavras para nós. Como pode Jesus dizer essas palavras para um malfeitor?
Seria como nos dias de hoje dizer estas mesmas palavras para um estuprador, uma prostituta, um assassino. Alguém diria: pessoas da pior espécie. Mas é exatamente isso que Jesus diz. Jesus diz estas palavras, não por causa da confissão do malfeitor, mas por que Ele está sempre pronto a perdoar e resgatar aquele que necessita de seu amor. A maldade é tanta no ser humano que somos capazes das piores atrocidades. E acredito que alguns de nós só não cometem essas maldades porque há leis que nos orientam qual o melhor caminho seguir, mas infelizmente alguns não aprenderam essas leis e outros acabam por não respeitá-las. Mas isso é com relação a nossa vida aqui neste mundo. Com a vida no paraíso é diferente. Temos um intercessor que é Cristo. Cristo nos dá o presente da salvação sem precisarmos fazer nada, pois ele já fez tudo.
Será que o malfeitor na cruz sabia de todas essas informações?
Não temos como saber o quanto o malfeitor conhecia a respeito de Jesus. Talvez ele não conhecesse nada da vida de Jesus. O que sabemos é que no último momento de vida ele apelou para que Jesus não esquecesse dele.
Antes de Jesus dizer suas palavras de consolo, o malfeitor, em seu último momento de vida aqui neste mundo, faz um apelo para Jesus: “Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei!”. Esse é um apelo que mostra também aquilo que está no coração do malfeitor. Ele é um pecador que não tem mais onde se agarrar para sua salvação e por isso apela para que Jesus não se esqueça dele. Assim como o malfeitor, nós também podemos apelar para que Jesus não se esqueça de nós. E Jesus não pode negar o seu amor, pois é para isso que Jesus veio. Jesus veio para salvar os pecadores. Jesus veio para salvar a todos nós.
Cristo nos perdoa e nos convida para a nova vida do paraíso. A nova vida em que perdão e amor estão presentes. Mesmo nas dificuldades. Quando olhamos para nossas vidas, vemos que perdão e amor estavam presentes e Deus sempre esteve conosco. Essas palavras para o malfeitor na cruz são também para nós. Jesus poderia ter dito:
- Você não seguiu todos os mandamentos de Deus e por isso não merece o paraíso.
Ou talvez:
- Não se preocupe, você vai reencarnar e terá uma nova chance de mostrar que você merece a salvação. E se não conseguir, você voltará outra vez e assim sucessivamente.
Mas não, Jesus não diz isso.
Jesus diz:
- Hoje você estará comigo no paraíso!
Hoje é nosso último domingo do Ano da Igreja, mas se fosse nosso último domingo de vida, a mensagem que não podemos esquecer é a de que Hoje já estamos com Cristo no paraíso!
Se há algo neste último dia do Ano da Igreja, que deve ficar para nós, neste próximo ano que se inicia é isso: Que o paraíso é a certeza daquele que confia no perdão que há em Cristo. Nós também podemos apelar a Cristo para nossa salvação e não precisamos nos preocupar com todas as nossas dívidas, pois Deus as perdoa. E o conforto para nós é saber que por causa de Cristo, nós estamos em comunhão com todos aqueles que já estão com Deus. Essa é a nossa garantia, a boa notícia do perdão e do amor que Cristo nos dá.
O Natal está próximo e a esperança se renova. Todas as casas começam a ficar enfeitadas e muitos são os motivos para essa celebração. Mas nós temos muito mais motivo para festejar o Natal, pois comemoramos o nascimento de nosso Salvador. Que nasceu há dois mil anos atrás e que é o nosso maior presente.
Esse é o nosso Jesus que veio ao mundo, se fez homem entre nós, morreu e ressuscitou para que todos nós tenhamos a vida eterna. Seja no Advento ou no Último Domingo do Ano da Igreja, que Jesus preserve em nossos corações essa mensagem de amor e que também nos motive a partilhar esse amor com o nosso próximo perdoando e dando o consolo que há em Cristo. Hoje já estamos com Jesus no paraíso! Amém!