segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

EMBASAMENTO TEÓRICO PARA O MEU TCC 2010


INCLUSÃO SOCIAL A LUZ DA HISTÓRIA DO CEGO DE JERICÓ EM MC 10.46-52


Se há uma necessidade em discutir sobre inclusão social é por que há uma exclusão. O problema da exclusão não é um assunto novo, já estava presente nos tempos de Jesus. Porém as leis que hoje defendem as pessoas com necessidades especiais e que incentivam a inclusão das mesmas no contexto educacional, abrem debate sobre o tema com um pouco mais de probidade. A inclusão virou um dos principais temas dentro das escolas.

Contudo, faz-se necessário definir o que é inclusão social, falar sobre o seu impacto na sociedade e o que a Bíblia tem a nos dizer sobre o assunto.

Quando se fala de inclusão, parece fácil. Contudo é muito difícil definir a inclusão. Num primeiro momento, tem-se na palavra inclusão o que realmente apresenta o oposto de exclusão e tem por significado inserir, introduzir ou ainda por para dentro, envolver. Talvez “por para dentro” faça maior sentido no que diz respeito à inclusão de que está sendo tratada neste trabalho. Pois incluir abrange colocar aquele que está fora, ou seja, o excluído, para dentro de algo. Então vem a pergunta: Para dentro de onde? . Há pessoas excluídas na sociedade e este é o ponto em que devemos ter uma maior atenção no sentido de que há uma necessidade de incluí-las. Com base nesse conceito de inclusão social é possível compreender e explorar a inclusão social no Colégio Luterano Concórdia.

Todavia, encontra-se muita dificuldade em implantar o sistema da inclusão:

“A maioria de nossas escolas comuns se acham no direito de matricular apenas os alunos que julgam terem condições de freqüentar suas salas de aula, como se não bastasse o fato de ser uma criança ou adolescente na idade própria para essa matrícula”. (MANTOAN, 2008).

Contudo, acredita-se que esse tipo de atitude tomada, por alguns, está chegando ao fim. A cada dia cresce mais a conscientização por uma sociedade inclusiva. Movimentos sociais, pais de crianças com deficiência, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário vêm se dando conta do quanto as escolas brasileiras são discriminatórias. Inclusão social é um dos objetivos importantes no Brasil.

“Para tanto, as dificuldades devem ser enfrentadas de forma que criança alguma fique à margem do desenvolvimento de sua geração, em respeito ao seu direito à igualdade, à cidadania e à dignidade. (MANTOAN, 2008).

Todavia, é possível notar que há muita dificuldade para a prática da inclusão, mas por outro lado, há um grande esforço de diversas partes em prol da inclusão.

O comportamento das pessoas, nas suas relações sociais, será entendido melhor caso se apreenda de que modo, nos diferentes momentos históricos, os homens foram construindo sua existência e satisfazendo suas necessidades básicas, buscando sempre explicações para os fenômenos naturais, a vida e a morte, a saúde e a doença, seu nascimento, crescimento e desenvolvimento, procurando também compreender a deficiência. (FERREIRA, 2003).

Por isso é importante analisar o texto do cego de Jericó para compreender a inclusão nos dias de hoje. Conforme consta no texto bíblico, o cego de nome Bartimeu, era também mendigo e estava à beira da estrada. Quando Jesus passou Bartimeu o chamou, mas as pessoas que estavam por ali mandaram que ele calasse a boca, só que Bartimeu não queria ser ignorado e por isso chamou novamente por Jesus em voz alta. Quebrando então todos os preconceitos, Jesus parou e disse: “Chamai-o”. É o próprio Deus que manda chamar Bartimeu e, de certa forma, ainda é esse Deus que manda chamar os excluídos nos dias de hoje. Entretanto agora o faz através do governo instituído por Ele próprio.

BIBLIOGRAFIA

MANTOAN, Maria T. E. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis: Vozes, 2008.

LIMA, Priscila Augusta. Educação Inclusiva e Igualdade Social. São Paulo: AVERCAMP, 2006.

FERREIRA, Maria E. C; GUIMARÃES, Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

WERNECK, Claudia. Sociedade Inclusiva - Quem Cabe no seu Todos? 2ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.

CARNEIRO, Moaci A. O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns. 2ª Ed. Petrópolis: VOZES, 2007.

PACHECO, José. Caminhos para a Inclusão. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

DIEHL, Rosilene Moraes. Jogando com as Diferenças. São Paulo: PHORTE, 2006.

LENSKI, R. C. H. The Interpretation of St. Mark´s Gospel. Ohio: THE WARTBURG PRESS, 1946.

EDERSHEIM, Alfred. The Life and Times of Jesus The Messiah. New York, J. J: LITTLE & IVES COMPANY, 1943. (2 Vol.).

ALEXANDER, Pat; ALEXANDER, David. Manual Bíblico SBB. Barueri: SBB, 2008.

GOPPELT, Leonhard. Teologia do Novo Testamento. São Leopoldo/Petrópolis: SINODAL/VOZES, 1982. (2 Vol.).

GRABER, F. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. 1ª ed. São Paulo: VIDA NOVA, 1981. (1 Vol.).