segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O coração impuro é puro por causa de Cristo. (Mc 7.1-13)



O que é o coração humano?
Na Palavra de Deus nós encontramos muitas coisas sobre o coração humano. E hoje Deus nos diz através da sua palavra como é esse coração.
No texto que de Marcos 7.1-13, temos a preocupação dos fariseus e de alguns escribas sobre o lavar as mãos. O que na verdade era muito mais do que uma preocupação, ele estavam acusando os discípulos de não andarem conforme a tradição e comerem sem lavar as mãos. Para os fariseus era mais importante morrer de fome do que comer sem lavar as mãos. A tradição era mais importante. Pois seguir a tradição era seguir a lei. Era ser fiel a lei. Eles tinham uma preocupação em serem diferentes do paganismo, por isso seguiam a lei. Sua preocupação não era em serem declarados justos diante de Deus, mas sim puros diante dos homens. A ideia de uma vida pura e santificada perante os demais estava os dominando. E faziam isso de coração. Mas essa atitude é o homem em busca da justiça na terra e não da justiça de Deus. Essa atitude é apenas um reflexo do pecado que habita no coração do ser humano.
Por que na verdade o coração humano está totalmente afastado de Deus.
Conforme o Salmo 14:
“Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Salmo 14).
Por isso Jesus diz:
“Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens”.
Jesus sabia o que estava no coração dos fariseus. Ele sabe até quantos fios de cabelo nós temos. Os fariseus acreditavam que o lavar as mãos deixava o coração deles mais puro. Como se seguindo regras e leis desse mundo purificasse o coração deles. Leram as escrituras, inclusive os profetas que apontavam para o messias, mas acreditavam em seus próprios meios para se tornarem puros diante de Deus, porque não é o que fazemos que deixa o coração puro, mas o que Deus faz por nós.
Estas palavras de Jesus não são novas para os fariseus. Eles conheciam todo o Antigo Testamento. E sabiam o que estava escrito em Isaías 29.13.
“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu”.
CORAÇÃO HUMANO – AFASTADO DE DEUS – IMPURO – PROCURANDO OS MANDAMENTOS DOS HOMENS
Confiar na doutrina dos homens é estar com o coração longe de Deus. Com o coração longe de Deus, não há como ficar próximo de Deus. Por que a humanidade não têm nada de bom em seu coração para apresentar diante de Deus.
No entanto, essa situação muda, em Isaías 29.14 Deus diz:
“continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá”.
A sabedoria dos sábios não muda o coração humano. É Deus quem muda a coração humano. Deus fez e faz a sua obra maravilhosa. Ele enviou seu filho ao mundo para morrer pelos nossos pecados nos dando de graça a Salvação.
No evangelho Jesus continua a obra maravilhosa de Deus entre os homens. Conforme Deus havia prometido desde o Gênesis. Por que nosso Deus é um Deus de promessas e se ele promete fazer a obra maravilhosa entre nós, podemos ter a certeza de que essa obra é cumprida. E é cumprida em Jesus. Jesus é aquele que veio perdoar pecados e dar de Graça a vida eterna.
O coração humano afastado de Deus, longe acreditando em seus próprios métodos para Salvação tem uma boa notícia de Deus.
Teus pecados estão perdoados em Cristo!
Essa é a boa notícia da Salvação que há em Cristo. O ser humano até tenta criar seus próprios caminhos, mas que só levam a perdição, ao afastamento de Deus. Mas ainda pecador, podemos confiar em Deus. Mesmo que muitas vezes venhamos a querer buscar novos caminhos, Deus nos perdoa através do verdadeiro caminho que é Jesus.
Jesus é a Palavra de Deus, o verbo que se fez carne e habitou entre nós. Em Jesus, o que era impuro, ficou totalmente puro diante de Deus. Somente em Jesus nós temos a salvação e não há outro caminho. Em Jesus o coração humano não é mais impuro, agora ele é totalmente puro.
Jesus diz a cada um de nós: Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei.
Todos aqueles que estão com esse peso de tentativas frustantes. Tentando com seus próprios meios se purificarem. Deus diz a todos. Vocês não precisam se preocupar. Vocês estão perdoados.
Creiam nessa maravilhosa notícia que Deus através da sua Palavra nos dá!
Deus alivie toda a nossa carga em Cristo Jesus, o Nosso Salvador. Amém!