domingo, 20 de maio de 2012

O testemunho de Deus é maior.



Texto: 1 Jo 5.9-15
O texto de 1 João 5.9-15 traz palavras sobre a humanidade. Quando o autor escreve sobre o testemunho dos homens, é sobre a humanidade, o nosso comportamento que ele está falando.
Por isso, queridos irmãos, cabe a nós refletirmos sobre como é o nosso comportamento. O que a lei em nossos corações nos diz. Somos bons o suficiente?
Qualquer homem que der um testemunho de vida sem falar da ação de Deus sobre ele não terá um bom testemunho de vida. Os pecados acusam a humanidade e nos colocam numa posição desfavorável. O testemunho dos homens é um testemunho vazio, pois não leva a lugar algum. O nosso comportamento manifesta isso.
Talvez seja possível notar que entre os homens deste mundo, há muitas coisas boas, mas ao mesmo tempo não há nada de bom. A humanidade se esforça em querer mostrar suas boas ações. São muitos testemunhos que são dados. É só ligarmos a televisão e veremos vários exemplos, até de pessoas não cristãs, mas que são pecadoras assim como nós também somos. Este é o comportamento da humanidade. Um comportamento que peca por palavras e ações. E muitas vezes até contra a própria vontade. Como diz o apóstolo Paulo: O bem que eu quero fazer este eu não faço, porém o mau que eu não quero fazer, este eu faço. Assim é a humanidade, assim somos nós.
Se os nossos pecados, tanto por ações quanto por pensamentos, fossem expostos na televisão como acontece com muitas celebridades, seria uma grande vergonha. Esse é o testemunho que a humanidade dá. É um testemunho que leva ao afastamento de Deus, pois o comportamento não é tão bom quanto parece. O comportamento do ser humano é cheio de pecados e nos causa vergonha. Por causa deste testemunho que damos, merecemos a condenação de Deus.
Por isso, diante desse testemunho vazio que temos da nossa própria humanidade, nós temos o verdadeiro testemunho dado pelo próprio Deus. Testemunho que ele dá acerca de seu Filho.
A boca fala daquilo que o coração está cheio, mas se o coração é vazio, o testemunho será vazio. E se o coração foi preenchido por Deus, então o testemunho trará a vida eterna.
O testemunho de Deus não é algo vazio, pelo contrário traz vida a todos nós. Se por causa do nosso testemunho temos a condenação de Deus, por causa do testemunho de Deus temos a vida eterna com ele. E agora Deus muda a nossa condição. Deus nos transforma de pessoas condenadas em pessoas perdoadas. Deus tira de nós o peso da morte eterna nos dando de graça a vida eterna. Deus nos dá o seu testemunho, não apenas no sentido de nos trazer o perdão, mas também coloca o perdão em nós. Por causa de Cristo o testemunho se torna nosso. Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho.
Não pelo crer em Deus, mas pelo conteúdo do testemunho de Deus em nossas vidas. Deus quer a nossa felicidade. Ele sabe de nossa condição pecaminosa. Por isso João escreve: o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Deus nos aceita do jeito que somos. Ele perdoa o nosso mau comportamento e nos dá de graça a vida eterna. Agora nossa condição mudou. Não somos mais vazios. Nosso testemunho agora tem conteúdo. E um conteúdo poderoso, pois traz perdão para aquele que ouve esse testemunho. Esse é um testemunho que o próprio João dá através desta carta quando escreve: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”.
Esse é o testemunho que é dado para que as pessoas tenham o conhecimento da vida eterna dada por Deus em seu Filho. Não há outro testemunho. Se o conteúdo do testemunho não tiver a ação de Deus em minha vida, o meu testemunho se torna vazio. Por outro lado, se o conteúdo do meu testemunho tiver a ação de Deus em minha vida, me concedendo o perdão, este testemunho levará o perdão de Deus para outras pessoas.
Como está escrito no profeta Isaías, a Palavra de Deus não volta vazia. A Palavra oferece perdão ao aflito. Salvação para o perdido. E assim como chegou até nós, também alcançará aquele que se vê sem condições de salvação por meio de nosso testemunho.
Por isso, em nossa vida, agora como filhos de Deus podemos entregar a Deus todas as nossas angústias. Podemos pedir a Deus o que precisamos. E quando pedimos alguma coisa conforme a vontade de Deus, ele nos ouve. O discípulo João pede que oremos então pelos irmãos que estão ao nosso redor. Pois é da vontade de Deus que todos sejam salvos. Podemos então orar por aqueles que trabalham conosco, que estudam ou que vivem conosco. Aqueles que assim como nós, também são pecadores. Deus quer atender esta nossa oração. Ele está conosco em todos os lugares, pois o seu testemunho vai conosco. E Deus quer levar o seu perdão para todas as nações.
Podemos confiar em Deus e não precisamos mais ter medo da condenação. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro está em pecado. Mas sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado, pois Deus não olha mais para os seus pecados. Deus agora olha para Jesus o conteúdo de nosso testemunho. A nossa Salvação. E por causa de Jesus o maligno não tem mais poder sobre nós. Este é o consolo de Deus para nossas vidas.
Deus em tudo é o nosso testemunho, o nosso defensor e o nosso Salvador. A mensagem deste testemunho está conosco e por isso podemos nos alegrar e contar as maravilhas de Deus em nossa vida. O testemunho de Deus é maior: Jesus Cristo é o nosso Salvador. Amém