INTRODUÇÃO
Lutero tentou conservar o que podia ser mantido até estar convicto que a Palavra de Deus exigia procedimento diverso. Sendo a Palavra de Deus a única fonte de doutrina cristã, a tradição católica não é fonte para a doutrina de Lutero a respeito da Ceia, mesmo que nos seus primeiros escritos observa-se pensamentos católico-romanos. A medida do necessário, Lutero reafirmava seus posicionamentos de acordo com a revelação da Palavra de Deus.
ASPECTOS PASTORAIS DA SANTA CEIA EM LUTERO
Lutero faz admoestações na sua Vermahnung zum Sakrament des Leibes und Blutes unseres Hern (Admoestação do sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor) de 1530. Nesta exortação, Lutero “ataca o descaso pelo sacramento do altar. O povo não estava participando da comunhão conforme se esperava. Já não havia leis que o obrigassem, e os pastores e pregadores não estavam conseguindo motivar os fiéis a comungar espontaneamente”
FUNDAMENTO
Para Lutero está claro: o que faz o pão e o vinho serem o sacramento são as palavras de Cristo. “O ponto cardinal é a palavra e a ordenação ou mandamento de Deus.
A ESSÊNCIA
Lutero pergunta: “Que é, pois, o sacramento do altar?” e a resposta é: “É o verdadeiro corpo e sangue de Cristo Senhor, em e sob o pão e o vinho, que a palavra de Cristo ordena a nós cristãos comer e beber”. E para que haja verdadeiro corpo e sangue de Cristo presente na Ceia, “a palavra tem de fazer do elemento um sacramento”, pois “se apartas a palavra ou consideras a coisa sem a palavra, nada tens além de mero pão e vinho.
O ALIMENTO
Temos na ceia um “alimento da alma, que nutre e fortalece o novo homem” para combater a velha natureza, pois ela permanece. A ceia funciona como um antídoto contra o veneno de Satanás, que “não desiste até cansar-nos afinal de modo que renunciamos a fé ou desanimemos e nos tornamos apáticos ou impacientes”.
OS BENEFÍCIOS
Nos seus Katechismuspredigten (Catecismos/Sermões) de 1528, Lutero caracteriza benefícios através da Ceia. A presença de Cristo, através do pão e do vinho é talvez a mais importante. A renovação que vem pela fé, que faz receber o corpo e sangue de Cristo.
A RECEPÇÃO
Lutero deixa bem claro o que faz alguém ser digno ou indigno para receber a Ceia: “Pois visto que esse tesouro é apresentado totalmente nas palavras, não se pode apreendê-lo e dele tomar posse de outra maneira senão pelo coração” É o coração que discerne esse tesouro e o deseja. Porém se este coração não se converte e não se arrepende, recebe o corpo e sangue de Cristo não para a vida e consolo, mas para juízo e condenação.
OUTRO ESPÍRITO
Aqui começam as controvérsias por Karlstadt e Zwínglio que negavam a presença real do corpo e do sangue de Cristo na santa ceia. A diferença básica resumia-se na pergunta: Os Artigos de fé devem basear-se exclusivamente na palavra de Deus ou também na razão humana? A resposta de frei Martinho não admitia dúvida: A Escritura e nada além dela é a fonte de artigos de fé.
VISÃO DO LUTERO JOVEM SOBRE A CEIA DO SENHOR
Em seguida temos este terceiro sermão da trilogia dedicada à duquesa Margarida de Braunschweig e Lüneburgo em 1519 Um Sermão sobre o Venerabilíssimo Sacramento do Santo e Verdadeiro Corpo de Cristo e sobre as Irmandades, foi à primeira afirmação maior de Lutero quanto à Santa Ceia. Ainda não falava de assuntos controvertidos, como o sacrifício da missa ou o modo da presença real de Cristo, mas já atacava o problema da comunhão sob as duas espécies para os leigos e delineia uma nova perspectiva quanto à transubstanciação e ao uso do sacramento. Define que o sacramento deve ser exterior e visível em uma forma ou espécie corporal. Ainda concorda que o povo só receba a hóstia e o sacerdote tome o vinho à vista do povo, mas já propõe o recebimento dos dois elementos pelos leigos.
Mas já há uma diferença essencial, pois admite a continuidade do pão e do vinho quando diz: que Cristo “pôs no pão sua verdadeira carne natural e, no vinho, seu verdadeiro sangue natural”. “Logo rejeita a transubstanciação, como efetivamente a condena no ano seguinte no seu Do cativeiro Babilônico da Igreja. Já fala claramente da “carne sob o pão” e do “sangue sob o vinho”.
VISÃO DO LUTERO MADURO SOBRE A EXORTAÇÃO AO SACRAMENTO DO CORPO DO NOSSO SENHOR
Lutero aproveitou seu “ócio” para escrever textos. Voltou-se também ao Sacramento da Santa Ceia. Já a “Instrução dos Visitadores aos Párocos” havia orientado os visitadores quanto a esse Sacramento: deveriam insistir junto aos pastores para que instruíssem as comunidades sobre a prática eucarística consciente e responsável. Em Coburgo, Lutero redigiu, sobre o mesmo tema, antes de 17 de outubro de 1530, a presente “Exortação”.
Este escrito é uma importante complementação dos escritos em que Lutero desenvolveu sua concepção da Eucaristia e a defendeu contra a concepção romana e contra a concepção da presença meramente simbólica de Cristo no Sacramento, defendida por Ulrico Zwínglio (1484-1531), o reformador de Zurique (Suíça), e seus adeptos A intenção do reformador é, aqui, essencialmente pastoral. Sob este aspecto, trata-se da manifestação mais bela de Lutero sobre Eucaristia.
CONCLUSÃO
Vejo que todas as obras de Lutero foram movidas por controvérsias a igreja de Roma, logo vemos que Lutero foi fortemente criticado por sua posição e seu pensamento o levando a ser excomungado da igreja católica, este tema me chamou muito a atenção, pois Lutero faz admoestações na sua Vermahnung zum Sakrament des Leibes und Blutes unseres Hern de 1530. Ele admoesta os pastores, pois estes estavam deixando de fazer o seu trabalho, pois estavam desmotivados pelo desanimo e descaso do povo pelo sacramento do altar, e vejo que isto não é muito diferente hoje em dia, os membros estão desanimando e os pastores estão indo junto para o mesmo caminho. Lutero diz que é importante instruir as pessoas sobre a importância do sacramento, fazendo uma citação: “Queres ser cristão e sabes que é ordem e determinação de Cristo que use esse Sacramento; mas o deixas esperar meio ano, um ano inteiro, três anos e até mais”. Estás ouvindo meu caro? Como é que isto rima com um cristão? Aposto que vais envergonhar-te diante de ti mesmo e te assustará em face de semelhante prédica. Devemos dar a mesma importância que Lutero deu para a Ceia, pois esta é o antídoto contra o veneno que o diabo e o mundo querem nos dar para bebermos.
BIBLIOGRAFIA
•Obras Selecionadas v.7, Martinho Lutero (Sacramentos).
•Introdução aos Catecismos de Lutero, Caderno Universitário. Clóvis J.Prunzel (Aspectos Pastorais da Santa Ceia em Lutero).
•Restaurador da Verdade, Frei Martinho. R. F. Hasse. (Outro Espírito).
•Isto é o Meu Corpo, Hermann Sasse. (O Sacramento do Altar e a Igreja Luterana hoje).