sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Governo Cristão? Será uma boa idéia?













Esta é uma imagem da "Marcha pela Família", de 1964. Clique na imagem para mais informações.

Diante de tal imagem, quero apresentar-lhes um resumo da carta de Lutero a Câmara de Danzig que serve para reflexão.
Segue resumo:



Lutero a Câmara de Danzig. Wittenberg, 5 (7?) de maio de 1525.

No ano de 1518, Lutero foi convocado pelo governo de Danzig a enviar-lhe um pregador evangélico. Lutero enviou, então, Miguel Hänlein. Ele enviou uma carta de recomendação e aproveitou para adverti-los contra os adeptos radicais da Reforma. Segue um breve resumo da carta de Lutero a câmara (governo) de Danzig.

A carta.

Assim como os apóstolos, Lutero inicia sua carta fazendo uma saudação aos leitores de Danzig. Comenta também que se empenhou em enviar um pregador que fosse adequado para eles. Também dá uma explicação de que não havia sido possível enviar o senhor João Pommer, pois a comunidade não havia liberado ele com o intuito de também educar outros e atender outras cidades. Lutero pede que os de Danzig recebam bem a Miguel Hänlein, considerando que aqueles que nos ensinam a Palavra merecem consideração em dobro.

De certo modo, alerta para que entre eles haja paz e que não se insinuem entre eles quaisquer espíritos entusiásticos. Que se necessário fosse mudar ou quebrar, imagem ou o que for, que fosse feito pela câmara, para não desrespeitar a autoridade que Deus, afinal, deseja temida e respeitada.

Por fim Lutero escreve exortando a câmara de Danzig para que não governe segundo a lei de Moisés, e muito menos segundo o Evangelho. E em relação a isso escreve um anexo que segue o resumo abaixo.

Folha anexa.

Lutero escreve que nós gentios, devemos obedecer as normas de direito local, pois a lei de Moisés está morta. Também não se deve governar pelo Evangelho, pois é lei espiritual, segundo a qual não se pode governar, mas cada qual precisa posicionar-se perante o mesmo, cumpra-o ou não. Nem se pode e nem se deve forçar ninguém a isso, pois não se pode obrigar ninguém a fé, neste ponto não é a espada, mas o Espírito de Deus que precisa ensinar e governar. Por isso é necessário separar o regime evangélico do regime secular, para não confundi-los.

No regime evangélico o pregador deve administrar somente com a boca, deixando a cada qual sua vontade neste aspecto, quem o aceitar, que o faça, quem não quiser, deixe-o.

Lutero ainda dá um breve exemplo a respeito do empréstimo a juros. Esse é totalmente anti-evangélico, por outro lado Lutero diz que as leis dos homens são diferentes das leis de Deus e essas também devem ser respeitadas. Por fim, Lutero diz que o que vale ainda é ter bom senso. Ou seja, não se pode prescrever leis, mas tudo depende da pessoa em questão. Se idoso, se necessitado, entre outros...

Em alguns casos a dívida deve ser suportada segundo o amor, o bom senso e o discernimento de pessoas ao invés de arruiná-la, caso contrário reinaria injustiça por toda parte.