sábado, 7 de julho de 2012

Simpósio Internacional de Missão


O que ficou do Simpósio Internacinal de Missão realizado no Seminário Concórdia nos dias 04,05 e 06 de julho de 2012?
O tema principal do encontro foi "Testemunho, Misericórdia e Vida em Comunhão". Muito bem escolhido e de certa forma apropriado para quando falamos de missão. Os assuntos em questão estão atrelados, mas não queremos apresentar um resumo do que foi o encontro, queremos apresentar coisas que julgamos relevantes para a missão.
O palestrante da abertura, Rev. Ely Prieto - San Antonio - Texas, refletiu o texto de Gálatas 2.9-10 e trouxe um pouco do cuidado integral do ser humano e nossa responsabilidade como Igreja na sociedade. Algo que o apóstolo Paulo se esforçava em fazer. No que tange a nós, algo muito próximo sendo que o apóstolo é criatura de Deus como também nós somos.
Também muito importante foi a contribuição sobre o conceito de Martiría que nos trouxe o Rev. Theodore Krey - Missionário na República Dominicana. Algo muito explicativo no que tange a Ação Social realizada pela Igreja. Conforme afirma Theodore, os primeiro cristãos sempre praticaram a "Martiría", ou seja, Misericórdia. Com o passar dos anos esse ato de misericórdia foi assumido pelo "Estado" e depois por grupos socialistas. No entanto, os atos de misericórdia sempre foram de responsabilidade da Igreja e não do "Estado". Talvez nem todos concordem, mas como também lembrou o Rev. Ely Prieto em sua palestra na manhã: não existe separação entre confissão e testemunho. Ou seja, não há separação entre teoria e prática. As duas andam juntas.
Para finalizar esta postagem, trazemos um exemplo do que foi compartilhado conosco.
A Missão na República Dominicana - trabalho muito bonito e de certa forma inspirador. O Rev. Theodore Krey nos trouxe imagens do cuidado integral dos luteranos para com o povo que sofreu com o terremoto neste país. Cuidaram e continuam cuidando das necessidades do povo e também levam a palavra de Deus para todos. Essa é a Igreja Luterana praticando a Misericórdia no mundo.