sábado, 22 de agosto de 2009

O que é ser luterano para você?


Essa pergunta se destina somente para aqueles que participam da igreja luterana, entretanto acho que é válida também para as outras denominações. Seja qual for sua denominação religiosa, o que é participar da religião a qual você está ligado?
Gostaria de expor o que eu creio.
Como já foi mencionado neste blog, eu não fui sempre luterano. Antes de ser luterano eu era católico e participo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil desde 2003. Este foi o ano em que comecei a frequentar a Igreja Luterana.
A mudança não foi tão rápida como as vezes imaginamos.
Contudo, gosto de comparar minha entrada para Igreja Luterana com o período da Reforma.
A Reforma não foi pacífica, ouve muita briga até chegar ao ponto em que os confessores declararam as verdades que precisavam ser declaradas.
Da mesma forma, o pastor que cuidou para que eu fosse instruído também não teve tanta facilidade. Eram muitas dúvidas que eu tinha, mas ele foi totalmente atencioso comigo.
De qualquer forma, a Reforma trouxe para o mundo uma nova realidade.
Sempre faço a pergunta para os amigos: Como as pessoas eram salva antes de Lutero?
A resposta é simples: "Por que Deus amou o mundo assim: deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
A Palavra, que é Cristo, sempre esteve entre nós. A Reforma trouxe apenas uma nova realidade que estava de certa forma sendo escondida pelo catolicismo romano e precisava ser reafirmada. A realidade da salvação pela obra de Cristo e não pelas obras dos homens. Nós não conseguimos cumprir a lei de Deus e merecemos apenas a condenação, ou seja, merecemos ir para o inferno!
Mas Deus por seu amor providenciou para que sejamos todos salvos (resgatados, remidos, comprados, etc...) quando enviou seu único filho para cumprir a lei em nosso lugar.
Essa foi a verdade que os confessores afirmaram e é o que nos trouxe para uma nova realidade.
Não quero afirmar aqui que os luteranos estão corretos, mas quero afirmar que todos somos como ovelhas perdidas que precisam do seu pastor para voltar ao rebanho.
Diante dessas afirmações, essa é a nova realidade que eu vivo e também por isso que eu defino o que é ser luterano dessa maneira.
A nova realidade é viver na liberdade e salvação que só Cristo pode nos dar!

E você? O que você acha que é ser metodista, batista, judeu, católico, luterano, budista? O que é para você, participar da sua religião?