domingo, 27 de setembro de 2009
Preparação para o Sermão
Dentro do seminário, aprendemos o quão importante é fazer um breve estudo sobre todos os assuntos que estão relacionados ao texto que o pastor irá pregar.
A primeira parte, visa buscar a idéia central do texto, idéias comuns, objetivo geral (um ou mais) e a ênfase teológica (uma ou mais). Mas para isso é necessário também muito estudo para conseguir tirar o "supra sumo" do texto. Vejo que para que eu elaborasse o meu estudo preparatório para o sermão, foi muito bom ter cursado as aulas de Hebraico, História e Literatura do Antigo Testamento, Cristologia, Princípios de Interpretação Bíblica,Exegese do Antigo Testamento, Sistemática, entre tantas outras disciplinas fornecidas na ULBRA e no seminário.
Sem muita demora, fiz um "breve" estudo sobre o Salmo 22 e gostaria de compartilhar com vocês esse momento onde rolou muitas sinapses para concluí-lo. Futuramente disponibilizarei a sequência da preparação para o sermão e o próprio quando finalizá-lo.
Segue o "breve" estudo:
SALMO 22 - Leitura para a sexta-feira da Paixão.
O salmo 22 têm como idéia principal mostrar o sofrimento de Davi e a quem ele recorre diante do sofrimento. Ou seja, mostra o sofrimento do ser humano e onde ele pode buscar refúgio.
Da idéia principal, podemos também ver quem é esse Davi. Ele já tinha passado por muito sofrimento, durante muito tempo ele teve que fugir de uma cidade para outra, pois era perseguido pelo rei Saul e tinha muito medo. Davi era um homem que tinha medo e isso é muito visível no livro de 1 Samuel. Também chorou muito quando sua cidade fora queimada e suas mulheres, filhos e filhas tinham sido levados cativos 1 Samuel 30.4. Não há dúvidas que Davi carregava um peso muito grande, pois passava por aflições, e isso está muito bem expresso no Salmo 22. Contudo, Davi sempre encontra refúgio em Deus.
O texto nos mostra também que o Deus que Davi recorre na hora do sofrimento é Santo, é quem faz nascer, é quem preserva, é quem governa as nações e é quem faz justiça. Por isso é notável que a leitura deste texto nos conduza do sofrimento de Davi até o refúgio que está em Deus, pois não cai um fio de cabelo sobre a terra que não seja da vontade de Deus. Talvez esse seja o seu objetivo geral de que nós também passamos por sofrimentos, angústia e preocupações e assim como Davi podemos encontrar refúgio em Deus.
Por outro lado, o texto também tem um fundo teológico, pois aponta para Cristo. Assim como Davi sofreu e se via desamparado, assim também nós estamos muitas vezes. Mas nesse sofrimento não estamos sozinhos, Deus está conosco. No sofrimento de Davi e no nosso sofrimento Deus está conosco em Jesus Cristo. Jesus sofre conosco e em nosso lugar na sua obra na cruz e é vitorioso, pois ressuscitou para nos salvar. Por isso podemos então dormir tranqüilos e viver a nossa vidinha, “pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações” (Salmo 22.28).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Graça e paz amado irmão.
Parabéns pelo excelente espaço.
Que Deus o abençoe.
Visite-nos: http://caminhoplano.blogspot.com/
Postar um comentário