domingo, 12 de agosto de 2012

Sermão para o dia dos pais: Jesus o pão da vida!


Texto: Jo 6.35-51

Amados irmãos e irmãs.
O texto de hoje nos traz algo muito conhecido em nosso meio. O texto fala sobre o pão. O pão é considerado não apenas um alimento, mas também é o símbolo universal da alimentação. É conhecido por todas as culturas. Considerado como parte fundamental na mesa dos brasileiros. E há vários tipos de pães, alguns até com ervas, mas há um tipo de pão que é especial e acessível a todos. Jesus o pão da vida.
Mas o que significa dizer que Jesus é o pão da vida? O pecado que habita em nós não nos deixa entendermos qual o verdadeiro significado desta frase. Pelo contrário, por causa do pecado não queremos nem saber sobre Jesus o pão da vida. E parece que cada vez estamos mais presos a este pecado que habita em nós. Mas isso é apenas uma pontinha do mal que habita em nós. Do mal que nos afasta de Deus. Somos pecadores e capazes de fazer muitas coisas contra Deus. Assim é toda a humanidade e não era diferente no tempo de Jesus.
Jesus estava relembrando-lhes sobre o dia em que a multidão havia se fartado de comer pães no evento da multiplicação dos pães. Também lhes relembrou de quando o povo havia comido o Maná no deserto. O povo conhecia estas histórias e era justamente por causa desses acontecimentos que a multidão procurava por Jesus. Eles não procuravam o pão da vida, mas queriam que Jesus resolvesse seus problemas, lhes desse alimento. Estavam apenas preocupados com o que comer.
Não é errado pedirmos a Deus o alimento, pelo contrário, oramos pelo pão nosso de cada dia, mas não é só isso, pois a nossa vida não se limita a este mundo. Jesus tem muito mais a oferecer para nós. E não nos repreende quando vamos ao seu encontro pedir o que necessitamos, pelo contrário, Ele quer dar muito mais a nós.
Jesus lhes afirma: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro Pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e da vida ao mundo.
Jesus muda a sua linguagem. Jesus começa a se revelar a multidão. Falando do alimento está falando de si. Começa a contar sobre a figura do Pai que não deixa faltar o pão que dá vida ao mundo. E o pão que dá vida ao mundo é Jesus.
A multidão então pede: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
Deus cuida de nós e não deixa faltar o pão nosso de cada dia, o qual nós podemos pedir em nossas orações. E ele dá muito mais a nós. Ele oferece o pão da vida para todos.
Mas, parece que a multidão ainda não compreendeu de que pão Jesus estava falando. E como é difícil compreender isso. Do que está falando Jesus? Jesus, por favor nos diga que pão é esse que dá vida? Nós também queremos comê-lo!
E Jesus responde a todos nós:
- Eu sou o pão da vida, o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Jesus dá toda a explicação de por que veio ao mundo. Ele desceu do céu não para fazer sua própria vontade, mas por que foi enviado pelo Pai. O Pai tem uma vontade e um propósito em enviar seu Filho Jesus Cristo ao mundo. Jesus revela e é também a própria revelação da vontade do Pai.
Ele diz: E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Agora sim, agora a multidão compreendeu o que Jesus estava dizendo.
Negativo!
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
- Não é este Jesus, filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz? Desci do céu?
Mais uma vez o pecado presente em nossa natureza se manifesta. E agora num tom de deboche. Os murmúrios que a humanidade faz das coisas de Deus não edificam em nada. Reclamar das coisas de Deus, como se não fossem de Deus é mais um pequeno sinal do grande problema que habita em nós: o pecado. No entanto é necessário mudarmos. É necessário que Jesus mude a nossa condição. Ele diz: não murmureis, ou seja, mudem!
Dito isto, Jesus repete com outras palavras todo o plano da salvação. Apresenta o único caminho para a vida eterna. Ele próprio, o Filho de Deus. Ele afirma: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Mais uma vez Jesus apresenta o meio pelo qual obtemos a vida eterna. Ele não repreende, pois Jesus sempre está disposto a perdoar-nos. Isso é o grande conforto que temos para nossas vidas. O nosso Pai que está no céu enviou o seu Filho ao mundo para morrer em nosso lugar e sofrer as dores que nós merecemos.
Esse é o grande consolo que temos para nossas vidas. De que nossos pecados são apenas uma pontinha daquilo que somos e que merecemos a condenação de Deus, no entanto Deus enviou Jesus para sofrer esta condenação em nosso lugar. Esta é a grande verdade do pão da vida. Jesus Cristo o nosso Salvador. E como é bom saber que temos um pai amoroso que cuida de nós e que nos deu o alimento para a vida eterna.
Hoje é o dia dos pais e todos os pais tem também este amor dado por Deus. Pois ser pai não é apenas ter um título, mas é também estar presente e ensinar. Salvos em Cristo nós agora agimos em amor, ensinando também o plano da salvação a nossos filhos. Ensinando que somos pecadores e que vamos errar muitas vezes. Que somos imperfeitos, mais ainda podendo confiar em Deus. Ensinando que Deus nos ama e que Jesus Cristo pagou o preço em nosso lugar. Isso é o que há de mais importante para nossas vidas.
Devemos continuar nos esforçando em dar tudo para nossos filhos.
Alguns já não têm mais o pai presente e isso é muito difícil, pois esse dia acaba sendo um dia muito triste. Outros têm um padrasto que acaba por ser o pai, pois como dizem: pai não é o que coloca no mundo, mas o que cria. Também tem aqueles que a responsabilidade pesou muito e acham que estão em dívida com seus filhos. Lembrem-se que Deus não deixou de cuidar de todos nós. Mesmo que você não estava presente em algum momento, Deus estava sempre presente e cuidando de todos. Tem também aqueles que por amor foram escolhidos e adotados. E assim também todos nós fomos escolhidos e adotados por Deus. Por que na verdade ser pai não é uma coisa fácil, mas com muito amor tudo é superável. Por que o amor enfrenta todas as barreiras.
Por amor Deus enviou seu filho ao mundo para morrer em nosso lugar.
Que notícia maravilhosa!
Deus nos abençoe para contarmos esta boa notícia aos nossos filhos e apontar-lhes o verdadeiro caminho para a Salvação. Jesus Cristo o pão que dá vida!