quarta-feira, 7 de julho de 2010

De onde vem o chamado do pastor?



Constantemente ouvimos mulheres dizerem que vão ser mães. E Nós dizemos que quando uma mulher está grávida, ou quer adotar uma criança que ela será mãe! Ou seja, a mulher recebe o título de mãe somente quando há uma criança que lhe dá esse título. Se não ouver criança não é possível ser mãe. Seria possível dizer que uma mulher é mãe por que teve um sonho, ou por que sentiu que seria mãe?

Alguns pastores definem o chamado ao ministério como uma força interior, outros dizem que em certo momento eles se sentiram pastores. Entretanto o chamado de um pastor é algo que vai um pouco mais além desse pensamento.

Na Confissão de Augsburgo encontramos uma resposta para essa pergunta: “ninguém deve publicamente ensinar na Igreja ou administrar os sacramentos, a menos que seja legitimamente chamado”.

Assim como a mãe só é mãe por que há uma criança que lhe dá esse título, assim também o pastor só é pastor quando há um rebanho de ovelhas para cuidar. É a igreja que chama o pastor e torna-o pastor.

Por isso a nossa igreja ensina teologia através do Seminário Concórdia. Para que quando uma congregação precisar de alguém habilitado para pregar possa chamá-lo e tê-lo como seu pastor através do seminário.

“13. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15. E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (RM 10.13-15)

Nós estávamos afastados de Deus por causa do nosso pecado e Deus enviou seu filho para morrer em nosso lugar e nos dar de graça a vida eterna. Que bom que Deus prepara pessoas para o ministério, para pregarem essa mensagem e que nós temos pastores que cuidam de nós e nos conduzem à Cristo!

Nenhum comentário: