segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O coração impuro é puro por causa de Cristo. (Mc 7.1-13)



O que é o coração humano?
Na Palavra de Deus nós encontramos muitas coisas sobre o coração humano. E hoje Deus nos diz através da sua palavra como é esse coração.
No texto que de Marcos 7.1-13, temos a preocupação dos fariseus e de alguns escribas sobre o lavar as mãos. O que na verdade era muito mais do que uma preocupação, ele estavam acusando os discípulos de não andarem conforme a tradição e comerem sem lavar as mãos. Para os fariseus era mais importante morrer de fome do que comer sem lavar as mãos. A tradição era mais importante. Pois seguir a tradição era seguir a lei. Era ser fiel a lei. Eles tinham uma preocupação em serem diferentes do paganismo, por isso seguiam a lei. Sua preocupação não era em serem declarados justos diante de Deus, mas sim puros diante dos homens. A ideia de uma vida pura e santificada perante os demais estava os dominando. E faziam isso de coração. Mas essa atitude é o homem em busca da justiça na terra e não da justiça de Deus. Essa atitude é apenas um reflexo do pecado que habita no coração do ser humano.
Por que na verdade o coração humano está totalmente afastado de Deus.
Conforme o Salmo 14:
“Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Salmo 14).
Por isso Jesus diz:
“Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens”.
Jesus sabia o que estava no coração dos fariseus. Ele sabe até quantos fios de cabelo nós temos. Os fariseus acreditavam que o lavar as mãos deixava o coração deles mais puro. Como se seguindo regras e leis desse mundo purificasse o coração deles. Leram as escrituras, inclusive os profetas que apontavam para o messias, mas acreditavam em seus próprios meios para se tornarem puros diante de Deus, porque não é o que fazemos que deixa o coração puro, mas o que Deus faz por nós.
Estas palavras de Jesus não são novas para os fariseus. Eles conheciam todo o Antigo Testamento. E sabiam o que estava escrito em Isaías 29.13.
“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu”.
CORAÇÃO HUMANO – AFASTADO DE DEUS – IMPURO – PROCURANDO OS MANDAMENTOS DOS HOMENS
Confiar na doutrina dos homens é estar com o coração longe de Deus. Com o coração longe de Deus, não há como ficar próximo de Deus. Por que a humanidade não têm nada de bom em seu coração para apresentar diante de Deus.
No entanto, essa situação muda, em Isaías 29.14 Deus diz:
“continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá”.
A sabedoria dos sábios não muda o coração humano. É Deus quem muda a coração humano. Deus fez e faz a sua obra maravilhosa. Ele enviou seu filho ao mundo para morrer pelos nossos pecados nos dando de graça a Salvação.
No evangelho Jesus continua a obra maravilhosa de Deus entre os homens. Conforme Deus havia prometido desde o Gênesis. Por que nosso Deus é um Deus de promessas e se ele promete fazer a obra maravilhosa entre nós, podemos ter a certeza de que essa obra é cumprida. E é cumprida em Jesus. Jesus é aquele que veio perdoar pecados e dar de Graça a vida eterna.
O coração humano afastado de Deus, longe acreditando em seus próprios métodos para Salvação tem uma boa notícia de Deus.
Teus pecados estão perdoados em Cristo!
Essa é a boa notícia da Salvação que há em Cristo. O ser humano até tenta criar seus próprios caminhos, mas que só levam a perdição, ao afastamento de Deus. Mas ainda pecador, podemos confiar em Deus. Mesmo que muitas vezes venhamos a querer buscar novos caminhos, Deus nos perdoa através do verdadeiro caminho que é Jesus.
Jesus é a Palavra de Deus, o verbo que se fez carne e habitou entre nós. Em Jesus, o que era impuro, ficou totalmente puro diante de Deus. Somente em Jesus nós temos a salvação e não há outro caminho. Em Jesus o coração humano não é mais impuro, agora ele é totalmente puro.
Jesus diz a cada um de nós: Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei.
Todos aqueles que estão com esse peso de tentativas frustantes. Tentando com seus próprios meios se purificarem. Deus diz a todos. Vocês não precisam se preocupar. Vocês estão perdoados.
Creiam nessa maravilhosa notícia que Deus através da sua Palavra nos dá!
Deus alivie toda a nossa carga em Cristo Jesus, o Nosso Salvador. Amém!

domingo, 12 de agosto de 2012

Sermão para o dia dos pais: Jesus o pão da vida!


Texto: Jo 6.35-51

Amados irmãos e irmãs.
O texto de hoje nos traz algo muito conhecido em nosso meio. O texto fala sobre o pão. O pão é considerado não apenas um alimento, mas também é o símbolo universal da alimentação. É conhecido por todas as culturas. Considerado como parte fundamental na mesa dos brasileiros. E há vários tipos de pães, alguns até com ervas, mas há um tipo de pão que é especial e acessível a todos. Jesus o pão da vida.
Mas o que significa dizer que Jesus é o pão da vida? O pecado que habita em nós não nos deixa entendermos qual o verdadeiro significado desta frase. Pelo contrário, por causa do pecado não queremos nem saber sobre Jesus o pão da vida. E parece que cada vez estamos mais presos a este pecado que habita em nós. Mas isso é apenas uma pontinha do mal que habita em nós. Do mal que nos afasta de Deus. Somos pecadores e capazes de fazer muitas coisas contra Deus. Assim é toda a humanidade e não era diferente no tempo de Jesus.
Jesus estava relembrando-lhes sobre o dia em que a multidão havia se fartado de comer pães no evento da multiplicação dos pães. Também lhes relembrou de quando o povo havia comido o Maná no deserto. O povo conhecia estas histórias e era justamente por causa desses acontecimentos que a multidão procurava por Jesus. Eles não procuravam o pão da vida, mas queriam que Jesus resolvesse seus problemas, lhes desse alimento. Estavam apenas preocupados com o que comer.
Não é errado pedirmos a Deus o alimento, pelo contrário, oramos pelo pão nosso de cada dia, mas não é só isso, pois a nossa vida não se limita a este mundo. Jesus tem muito mais a oferecer para nós. E não nos repreende quando vamos ao seu encontro pedir o que necessitamos, pelo contrário, Ele quer dar muito mais a nós.
Jesus lhes afirma: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro Pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e da vida ao mundo.
Jesus muda a sua linguagem. Jesus começa a se revelar a multidão. Falando do alimento está falando de si. Começa a contar sobre a figura do Pai que não deixa faltar o pão que dá vida ao mundo. E o pão que dá vida ao mundo é Jesus.
A multidão então pede: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
Deus cuida de nós e não deixa faltar o pão nosso de cada dia, o qual nós podemos pedir em nossas orações. E ele dá muito mais a nós. Ele oferece o pão da vida para todos.
Mas, parece que a multidão ainda não compreendeu de que pão Jesus estava falando. E como é difícil compreender isso. Do que está falando Jesus? Jesus, por favor nos diga que pão é esse que dá vida? Nós também queremos comê-lo!
E Jesus responde a todos nós:
- Eu sou o pão da vida, o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Jesus dá toda a explicação de por que veio ao mundo. Ele desceu do céu não para fazer sua própria vontade, mas por que foi enviado pelo Pai. O Pai tem uma vontade e um propósito em enviar seu Filho Jesus Cristo ao mundo. Jesus revela e é também a própria revelação da vontade do Pai.
Ele diz: E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Agora sim, agora a multidão compreendeu o que Jesus estava dizendo.
Negativo!
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
- Não é este Jesus, filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz? Desci do céu?
Mais uma vez o pecado presente em nossa natureza se manifesta. E agora num tom de deboche. Os murmúrios que a humanidade faz das coisas de Deus não edificam em nada. Reclamar das coisas de Deus, como se não fossem de Deus é mais um pequeno sinal do grande problema que habita em nós: o pecado. No entanto é necessário mudarmos. É necessário que Jesus mude a nossa condição. Ele diz: não murmureis, ou seja, mudem!
Dito isto, Jesus repete com outras palavras todo o plano da salvação. Apresenta o único caminho para a vida eterna. Ele próprio, o Filho de Deus. Ele afirma: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Mais uma vez Jesus apresenta o meio pelo qual obtemos a vida eterna. Ele não repreende, pois Jesus sempre está disposto a perdoar-nos. Isso é o grande conforto que temos para nossas vidas. O nosso Pai que está no céu enviou o seu Filho ao mundo para morrer em nosso lugar e sofrer as dores que nós merecemos.
Esse é o grande consolo que temos para nossas vidas. De que nossos pecados são apenas uma pontinha daquilo que somos e que merecemos a condenação de Deus, no entanto Deus enviou Jesus para sofrer esta condenação em nosso lugar. Esta é a grande verdade do pão da vida. Jesus Cristo o nosso Salvador. E como é bom saber que temos um pai amoroso que cuida de nós e que nos deu o alimento para a vida eterna.
Hoje é o dia dos pais e todos os pais tem também este amor dado por Deus. Pois ser pai não é apenas ter um título, mas é também estar presente e ensinar. Salvos em Cristo nós agora agimos em amor, ensinando também o plano da salvação a nossos filhos. Ensinando que somos pecadores e que vamos errar muitas vezes. Que somos imperfeitos, mais ainda podendo confiar em Deus. Ensinando que Deus nos ama e que Jesus Cristo pagou o preço em nosso lugar. Isso é o que há de mais importante para nossas vidas.
Devemos continuar nos esforçando em dar tudo para nossos filhos.
Alguns já não têm mais o pai presente e isso é muito difícil, pois esse dia acaba sendo um dia muito triste. Outros têm um padrasto que acaba por ser o pai, pois como dizem: pai não é o que coloca no mundo, mas o que cria. Também tem aqueles que a responsabilidade pesou muito e acham que estão em dívida com seus filhos. Lembrem-se que Deus não deixou de cuidar de todos nós. Mesmo que você não estava presente em algum momento, Deus estava sempre presente e cuidando de todos. Tem também aqueles que por amor foram escolhidos e adotados. E assim também todos nós fomos escolhidos e adotados por Deus. Por que na verdade ser pai não é uma coisa fácil, mas com muito amor tudo é superável. Por que o amor enfrenta todas as barreiras.
Por amor Deus enviou seu filho ao mundo para morrer em nosso lugar.
Que notícia maravilhosa!
Deus nos abençoe para contarmos esta boa notícia aos nossos filhos e apontar-lhes o verdadeiro caminho para a Salvação. Jesus Cristo o pão que dá vida!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MISSÃO - PARTE 2

Caro leitor,
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil quer explicar um pouco mais sobre o tema da missão.
Na postagem anterior colocamos um vídeo sobre a missão e agora você poderá ver a continuação.
Veja o vídeo e tire suas conclusões.

Deus te abençoe!